Há alguns dias, o evasivo cofundador e CEO da desenvolvedora chinesa miHoYo, Sr. Cai Haoyu, participou de uma conferência Zoom organizada pelo clube de ex-alunos da Universidade Jiao Tong de Xangai e falou sobre sua empresa, mais recentemente no centro das atenções para o sucesso global do impacto de Genshin . Surpreendendo a todos, ele compartilhou muitos detalhes sobre sua empresa e, a seguir, alguns dos destaques.


▶ Cai Haoyu afirma que a popularidade global do Genshin Impact foi uma surpresa, com muitos colegas de escola localizados no exterior entrando em contato com ele para falar sobre o jogo ou dizendo que seus filhos estão jogando Genshin Impact.

▶ Comparado a apenas olhar as estatísticas gráficas sobre o número de usuários, Cai Haoyu apenas reconheceu a escala da popularidade do Genshin Impact depois de perceber que parentes próximos e colegas de classe que não mantiveram contato são parte dos usuários.

▶ Revelado em uma entrevista anterior, Cai Haoyu admitiu antes do lançamento do Impact de Genshin que ele estava com medo de não ter pessoas jogando o jogo. Ele também estava preocupado com o fato de as pessoas não gostarem do conteúdo do jogo após o lançamento.

▶ Muitos confundiram Honkai Impact 3rd como o primeiro jogo para celular do miHoYo em 2016, mas o estúdio foi fundado em 2011 e o primeiro produto foi “Fly Me to the Moon”, também um título para celular. No entanto, devido às condições de mercado da época, era um título Buy-to-Play.

▶ Ao contrário da crença popular, há realmente 2 jogos do Honkai Impact antes do 3º Honkai Impact.

▶ O primeiro jogo Honkai Impact levou apenas 1 ano para ser desenvolvido, começando em 2012 e sendo lançado em 2013.

▶ miHoYo recebeu seu primeiro investimento anjo após o lançamento do Honkai Impact, que foi de 10 milhões de Yuan Chinês (cerca de 1,5 milhões de dólares de acordo com a taxa de câmbio atual). Este também é o único investimento externo que miHoYo aceitou até hoje.

▶ miHoYo não gastou muito do valor do investimento e o Honkai Impact estava obtendo uma receita anual respeitável de 200 milhões de yuans chineses (cerca de US $ 3 milhões de acordo com a taxa de câmbio atual).

▶ No momento, miHoYo tinha apenas “4, 5” funcionários, incluindo os 3 cofundadores. Embora o Honkai Impact não estivesse "atingindo as expectativas", eles decidiram continuar a buscar a rota ACG (Anime, Comics, Games) para sua estratégia de negócios.

Equipe fundadora do miHoYo. O Sr. Cai Haoyu é o 3º na primeira fila (sentado).

▶ Os 3 co-fundadores dividem suas funções desta maneira: Cai Haoyu supervisionando a direção do produto, arte e necessidades técnicas; Luo Yuhao supervisionando o desenvolvimento, crescimento e fórum de negócios; Liu Wei supervisionando operações, recursos humanos (contratação também) e o único representante de atendimento ao cliente.

▶ Desde então, miHoYo sempre deu uma aura de “não precisamos de dinheiro”, acumulando um boato em dezembro do ano passado de que o desenvolvedor rejeitou um investimento considerável da gigante da indústria, a Tencent.

▶ Cai Haoyu menciona os anos de 2012 e 2012 em que as maiores mudanças ocorreram no miHoYo.

▶ 2013 foi considerado o ano mais difícil para miHoYo devido a produtos sem sucesso.

▶ Para o Honkai Impact 2, miHoYo se inspirou no PUZZLE & DRAGONS do Japão em termos de modelo de negócios, tornando-o o "primeiro produto verdadeiramente bem-sucedido" de miHoYo.

▶ A partir de 2014, miHoYo começou a lançar novos produtos básicos a cada 3 a 4 anos, com um mantra de desenvolvimento baseado em “algo novo, algo excitante, algo fora da imaginação”.

▶ Em 2017, miHoYo cancelou um título 3D em desenvolvimento porque não atendia ao mantra de desenvolvimento. Foi “algo melhor” quando comparado a outros jogos, mas “não surpreendeu as expectativas dos jogadores”.

▶ Em 2020, miHoYo tinha cerca de 2400 funcionários, mais de 1000 desde 2019 (1390 funcionários).

▶ Com o lançamento global do Genshin Impact em 2020, a receita total do miHoYo ultrapassou o marco de 5 bilhões de yuans chineses (cerca de 775 milhões de dólares de acordo com a taxa de câmbio atual).

▶ Com mais de 2.000 funcionários agora, Cai Haoyu atribuiu o sucesso do miHoYo a 3 pontos: 1, capacitar funcionários de linha de frente para tomar decisões; 2, os pontos fortes dos produtos miHoYo são mais “poderosos” do que os pontos fortes da gestão; 3, miHoYo tem poucos produtos, portanto, há poucos problemas para resolver problemas entre departamentos.

▶ Há 700 funcionários na equipe Genshin Impact.

▶ Além da sede na China, miHoYo possui escritórios no Japão, Coréia do Sul e Canadá. Agora, eles planejam abrir escritórios nos Estados Unidos e em Cingapura.

▶ O escritório japonês foi inaugurado em 2015, enquanto os da Coreia do Sul e Canadá foram inaugurados após o lançamento do Genshin Impact. Embora o desenvolvimento central ainda ocorra na sede da China, miHoYo reconhece a força dos estúdios AAA nos Estados Unidos e Canadá, na esperança de construir um estúdio de desenvolvimento no primeiro.

▶ Cai Haoyu confirmou que o desenvolvimento do Genshin Impact, até o lançamento, custou miHoYo 100 milhões de dólares. No entanto, pode custar ao estúdio 200 milhões de dólares anualmente para operar o jogo.







Fonte: MMOCulture