Há alguns dias, o evasivo cofundador e CEO da desenvolvedora chinesa miHoYo, Sr. Cai Haoyu, participou de uma conferência Zoom organizada pelo clube de ex-alunos da Universidade Jiao Tong de Xangai e falou sobre sua empresa, mais recentemente no centro das atenções para o sucesso global do impacto de Genshin . Surpreendendo a todos, ele compartilhou muitos detalhes sobre sua empresa e, a seguir, alguns dos destaques.
Cai Haoyu afirma que a popularidade global do Genshin Impact foi uma surpresa, com muitos colegas de escola localizados no exterior entrando em contato com ele para falar sobre o jogo ou dizendo que seus filhos estão jogando Genshin Impact.
Comparado a apenas olhar as estatísticas gráficas sobre o número de usuários, Cai Haoyu apenas reconheceu a escala da popularidade do Genshin Impact depois de perceber que parentes próximos e colegas de classe que não mantiveram contato são parte dos usuários.
Revelado em uma entrevista anterior, Cai Haoyu admitiu antes do lançamento do Impact de Genshin que ele estava com medo de não ter pessoas jogando o jogo. Ele também estava preocupado com o fato de as pessoas não gostarem do conteúdo do jogo após o lançamento.
Muitos confundiram Honkai Impact 3rd como o primeiro jogo para celular do miHoYo em 2016, mas o estúdio foi fundado em 2011 e o primeiro produto foi “Fly Me to the Moon”, também um título para celular. No entanto, devido às condições de mercado da época, era um título Buy-to-Play.
Ao contrário da crença popular, há realmente 2 jogos do Honkai Impact antes do 3º Honkai Impact.
O primeiro jogo Honkai Impact levou apenas 1 ano para ser desenvolvido, começando em 2012 e sendo lançado em 2013.
miHoYo recebeu seu primeiro investimento anjo após o lançamento do Honkai Impact, que foi de 10 milhões de Yuan Chinês (cerca de 1,5 milhões de dólares de acordo com a taxa de câmbio atual). Este também é o único investimento externo que miHoYo aceitou até hoje.
miHoYo não gastou muito do valor do investimento e o Honkai Impact estava obtendo uma receita anual respeitável de 200 milhões de yuans chineses (cerca de US $ 3 milhões de acordo com a taxa de câmbio atual).
No momento, miHoYo tinha apenas “4, 5” funcionários, incluindo os 3 cofundadores. Embora o Honkai Impact não estivesse "atingindo as expectativas", eles decidiram continuar a buscar a rota ACG (Anime, Comics, Games) para sua estratégia de negócios.
Os 3 co-fundadores dividem suas funções desta maneira: Cai Haoyu supervisionando a direção do produto, arte e necessidades técnicas; Luo Yuhao supervisionando o desenvolvimento, crescimento e fórum de negócios; Liu Wei supervisionando operações, recursos humanos (contratação também) e o único representante de atendimento ao cliente.
Desde então, miHoYo sempre deu uma aura de “não precisamos de dinheiro”, acumulando um boato em dezembro do ano passado de que o desenvolvedor rejeitou um investimento considerável da gigante da indústria, a Tencent.
Cai Haoyu menciona os anos de 2012 e 2012 em que as maiores mudanças ocorreram no miHoYo.
2013 foi considerado o ano mais difícil para miHoYo devido a produtos sem sucesso.
Para o Honkai Impact 2, miHoYo se inspirou no PUZZLE & DRAGONS do Japão em termos de modelo de negócios, tornando-o o "primeiro produto verdadeiramente bem-sucedido" de miHoYo.
A partir de 2014, miHoYo começou a lançar novos produtos básicos a cada 3 a 4 anos, com um mantra de desenvolvimento baseado em “algo novo, algo excitante, algo fora da imaginação”.
Em 2017, miHoYo cancelou um título 3D em desenvolvimento porque não atendia ao mantra de desenvolvimento. Foi “algo melhor” quando comparado a outros jogos, mas “não surpreendeu as expectativas dos jogadores”.
Em 2020, miHoYo tinha cerca de 2400 funcionários, mais de 1000 desde 2019 (1390 funcionários).
Com o lançamento global do Genshin Impact em 2020, a receita total do miHoYo ultrapassou o marco de 5 bilhões de yuans chineses (cerca de 775 milhões de dólares de acordo com a taxa de câmbio atual).
Com mais de 2.000 funcionários agora, Cai Haoyu atribuiu o sucesso do miHoYo a 3 pontos: 1, capacitar funcionários de linha de frente para tomar decisões; 2, os pontos fortes dos produtos miHoYo são mais “poderosos” do que os pontos fortes da gestão; 3, miHoYo tem poucos produtos, portanto, há poucos problemas para resolver problemas entre departamentos.
Há 700 funcionários na equipe Genshin Impact.
Além da sede na China, miHoYo possui escritórios no Japão, Coréia do Sul e Canadá. Agora, eles planejam abrir escritórios nos Estados Unidos e em Cingapura.
O escritório japonês foi inaugurado em 2015, enquanto os da Coreia do Sul e Canadá foram inaugurados após o lançamento do Genshin Impact. Embora o desenvolvimento central ainda ocorra na sede da China, miHoYo reconhece a força dos estúdios AAA nos Estados Unidos e Canadá, na esperança de construir um estúdio de desenvolvimento no primeiro.
Cai Haoyu confirmou que o desenvolvimento do Genshin Impact, até o lançamento, custou miHoYo 100 milhões de dólares. No entanto, pode custar ao estúdio 200 milhões de dólares anualmente para operar o jogo.
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