Gamers estão descobrindo o quão grinding e ganancioso Genshin Impact pode ser.

Quando fizemos o review de Genshin Impact, algumas pessoas reclamaram da avaliação do jogo ter sido de “apenas” 8.5. Explicamos que o fator de monetização e grinding de um jogo, que ainda está “em andamento”, é algo que não há como prever. Pior ainda se o jogo tiver elementos Gacha.

genshin-impact-mundo-aberto Youtubers estão "cancelando" Genshin Impact

Trecho do Review:

No começo, “tudo parece lindo”, e a intenção do estúdio é essa. Depois de chegar no rank 25 de aventura, algo que demora bastante, é que o jogador vai começar a perceber como o jogo tenta limitar sua experiência para que você pague para evoluir da mesma forma que estava evoluindo.

 

Então, se passaram duas semanas e muita gente percebeu que, ao gastar dinheiro para summonar personagens, estão caindo em uma “armadilha” que as fará perder muito dinheiro.

A parte triste é que, como nosso segmento é mobile, pensávamos que muita gente já sabia o quê eram jogos Gacha. Afinal, existem milhares de games mobile assim.

Fizemos até um artigo sobre isso, sobre o que vale e o que não vale a pena, e onde gastar de forma “consciente” em Genshin Impact.

Mas o grande segredo do sucesso de Genshin Impact é justamente esse. Ele trouxe muita gente que não conhecia Gacha para o seu ecossistema.

– Youtubers de Gacha alertam sobre Genshin Impact

Curiosamente, diversos Youtubers começaram, por vontade própria, a se manifestar e alertar sobre o quão ganancioso e “extorquidor” é um game que tem elementos Gacha.



O canal DSGaming deixa claro que o “trabalho dele é jogar o game” e que ele sabe o que todo o dinheiro que ele gastar no game, ele receberá de volta em visualizações.

Já o youtuber do canal MillGaming questiona se o jogo vai continuar mesmo tendo uma grande audiência, depois que a atualização 1.1 chegar. Segundo ele, o grinding do jogo é muito elevado e os jogadores vão sentir a necessidade de pagar para ter os melhores personagens.

O youtuber do canal Mattjestic MultiGaming lança até um alerta. Segundo ele, os criadores de conteúdo devem tomar cuidado para não gastar mais do que US$ 9 mil dólares (eita) no game, pois, como o jogo é fortemente animado (visual infantil), muito usuários estariam abaixo da faixa de 18 anos, o que pode fazer a receita do canal diminuir drasticamente.

Além desses que eu citei, diversos outros youtubers reclamaram do sistema de monetização do game. O fato mais curioso é que nada disso foi “combinado” ou organizado, simplesmente os youtubers percecberam o qual ganancioso é o sistema gacha de Genshin Impact.

A taxa para conseguir um personagem 5 estrelas é de apenas 0,6%. Isso quer dizer que você tem 99,4% de não conseguir o personagem que você quer!

Muitos deles, sugerem que os jogadores se mantenham sem gastar nada ou quase nada, as famosas “contas free to play”. De acordo com eles,  a produtora do game pode lançar novos personagens mais poderosos que os atuais, fazendo os personagens “5 estrelas atuais” parecerem personagens “4 estrelas”. Dito isso, ter personagens e artefatos 4 estrelas, pode não ser tão ruim a longo prazo.

Tem uma thread gigante sobre isso no principal grupo de Genshin Impact no Facebook.

– A regra é clara: o Gacha sempre estraga qualquer jogo!

Eu sei que vou irritar boa parte dos amantes dos gacha “free to play”, mas é hora do choque de realidade.

A verdade é que todo jogo “free to play” que tem “gacha”, sempre será estragado por esses elementos de Gacha. O jogo pode ser maravilhoso no começo, mas depois de um tempo, você vai ter aquela sensação de que “não está feliz”. Vamos explicar melhor sobre isso em breve em um artigo apenas sobre Gacha.

Pegue qualquer game gratuito que você goste e que tenha elementos gacha: Saint Seiya Awakening, Seven Deadly Sins, RAID: Shadow Legends, Summoners War e etc. Qualquer jogo que tem gacha sempre terá um sistema de monetização agressivo que vai tentar arrancar qualquer centavo seu. Depois de um tempo, você simplesmente larga o jogo, ou por ter cansado, ou por raiva ou frustração.

Para reflexão, vamos deixar o link de um post da psicóloga Caroline Vilaça sobre jogos Gacha no Facebook.

“Sabe aquele amigo que você zoa por estar gastando dinheiro com roupinha de bonequinho em jogo? Ele pode estar precisando de ajuda.”

https://www.facebook.com/psi.carolinevilaca/posts/145040523994235



Fonte: Mobilegamer