A Google anunciou hoje (11) o Android Performance Tuner. Uma ferramenta criada para desenvolvedores otimizarem seu jogos.
A nova ferramenta faz parte do Android Vitals, que segundo a Google, é o destino certo de quem quer melhorar o desempenho dos seus aplicativos.
A nova biblioteca permite aos desenvolvedores medir e otimizar taxas de quadros e desempenho de gráficos em mais de 99% do ecossistema de dispositivos Android.
Desde que o dispositivo de um usuário execute o Android 4.1 (API 16) ou superior, será possível medir o desempenho do jogo, incluindo o rastreamento do desempenho da taxa de quadros em cada nível de qualidade definido pelo jogo.
Os desenvolvedores podem implementar facilmente essa biblioteca como parte de seus jogos.
A ferramenta permite reduzir o visual em partes estratégicas, sem precisar diminuir o visual completo do jogo.
No exemplo abaixo, é possível manter a mesma resolução e filtros ao reduzir reflexos de água e objetos muitos distantes como vegetação.
A ferramenta melhora muito a “telemetria” dos aplicativos Android, especialmente no gênero games. Os desenvolvedores poderão rastrear problemas de performance com mais facilidade e aplicar patchs aos seus jogos.
Os desenvolvedores receberão relatórios direto no Google Play Console e verão dados como: quais smartphones tem queda da taxa de quadros, quais frame time pior, dentre outras coisas.
Android Performance Tuner está disponível para Android Game SDK e Unity através de um plugin.
Fonte: Google
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